
Natalia Goncharova S/ data
A Mirpuri Foundation com objetivo de os doar a este Museu, adquiriu dois desenhos originais que pertenceram à coleção particular do poeta Alberto de Lacerda, um da pintora russa Natalia Goncharova e um outro do pintor russo Miakail Larionov.
Natalia Goncharova (1881-1962), foi uma destacada artista do grupo das vanguardas russas do inicio do século XX, tendo integrado o movimento cubo-futurista e o Der Blaue Reiter. Goncharova foi também figurinista e cenógrafa, destacando-se os seus trabalhos para os Ballets Russes, cuja histórica vinda a Portugal faz agora 100 anos.
desenho de Goncharova representa, de forma abstrata, uma bailarina e está datado do período em que a pintora colaborou com aquela companhia de dança.

Mikhail Larionov (1881-1964), fez também parte do importantíssimo grupo de artistas das vanguardas russas, tendo sido, em 1913, o criador do Raionismo, a primeira forma de arte abstrata na Rússia. Colaborou também com os Ballets Russes, sendo que o desenho agora doado a este Museu é um retrato de Sergei Diaghilev (1872-1929), o fundador e ideólogo dos Ballets Russes.
Para além da enorme importância artística, patrimonial e museológica destas duas peças, de referir que este Museu passa a ser o primeiro Museu nacional a possuir nas suas coleções obras originais destes dois artistas.
Actualizado em:
6 de Março de 2019